Alfabetizar. O que seria alfabetizar nos dias atuais? Sabendo que para muitos, uma pessoa alfabetizada é aquela que sabe ler e escrever, podemos observar que esta é uma definição simples demais para um ato tão complexo.
Se olharmos para o antônimo da palavra "alfabetizado", encontraremos "analfabeto" que significa: "Aquele que não sabe ler ou escrever; desconhece o alfabeto". Talvez por esse motivo, a alfabetização não é vista como ela realmente é.
De acordo com o site "Wikipédia", alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação.
O professor Vygotsky considera o professor como a figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente.
Para Bakhtin, a alfabetização vai além do caderno e lápis. Com o saber que a criança já possui, é dado o ponto de partida, para que se possa alfabetizar não apenas com o intuito de que ela forme palavras, mas para que ela aprenda a aprender com prazer.
Sendo assim, a alfabetização tem como característica principal a aprendizagem de maneira lúdica/prazerosa.