quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Conceito de Alfabetização

Olá, pessoal! Somos estudantes de pedagogia e estamos no 3º período, cursando a matéria de Língua, Linguagem e Alfabetização. Nosso grupo é composto por Ana Patricia, Cássia, Laihane, Layanne e Thaymara.

Alfabetizar. O que seria alfabetizar nos dias atuais? Sabendo que para muitos, uma pessoa alfabetizada é aquela que sabe ler e escrever, podemos observar que esta é uma definição simples demais para um ato tão complexo.
Se olharmos para o antônimo da palavra "alfabetizado", encontraremos "analfabeto" que significa: "Aquele que não sabe ler ou escrever; desconhece o alfabeto". Talvez por esse motivo, a alfabetização não é vista como ela realmente é.
De acordo com o site "Wikipédia", alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. 
O professor Vygotsky considera o professor como a figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente.
Para Bakhtin, a alfabetização vai além do caderno e lápis. Com o saber que a criança já possui, é dado o ponto de partida, para que se possa alfabetizar não apenas com o intuito de que ela forme palavras, mas para que ela aprenda a aprender com prazer. 
Sendo assim, a alfabetização tem como característica principal a aprendizagem de maneira lúdica/prazerosa.

14 comentários:

  1. concordo com o grupo, a alfabetização não é só aquela que a criança senta na cadeira e faz um monte de folhinha como dever e sim aquela que deixa a criança a vontade que tenha brincadeiras envolvidas.

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  2. Exatamente pois a alfabetização não foi criado com o intuito de aprender somente o alfabeto,a alfabetização vai além do caderno e o lápis,pois precisamos conquistar as crianças para que ela se envolva no assunto e esteja interessada a aprender de uma forma lúdica e criativa tornando assim uma criança criativa e disposta a está sempre querendo evoluir.

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  3. Ótima definição apresentada pelo grupo. A alfabetização é uma das fase de iniciação da vida escolar da criança e por isso esse início não dever ser caracterizado como mais uma rotina para a sua vida, as salas devem sempre ter novidades, assim já será vista com muito entusiasmo pelos estudantes. O lúdico deve está sempre presente para estimular o ensinar/aprender.

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  4. Ótima definição do grupo! Pois já passamos do tempo em que a alfabetização era exclusivamente juntar as sílabas e formar palavras, atualmente o aprendizado é feito a partir da visão do mundo, quando começamos a fazer interpretações do espaço e das pessoas ao nosso redor.

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  5. Exatamente!
    A alfabetização vai muito além de aprender a ler e a escrever. Precisamos a cada dia inovar a forma de aprendizagem, tornando mais lúdico, onde a criança tenha prazer em aprender.

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  6. Muito boa a definição. Concordo! A alfabetização é vista muito pelo lado tradicional, mas há profissionais que digam o contrário e o certo, de que a criança pode e deve aprender brincando.

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  7. Muito bom que ressaltaram a parte lúdica da alfabetização! Concordo!

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  8. Exatamente. Porém, muitas vezes a escola faz como disputa com a concorrência ou até mesmo por cobrança dos pais, e acabam esquecendo o mais importante, que são as crianças. Alfabetizar é uma arte, e só quem nasce com esse dom consegue fazer com majestade. O lado lúdico é indispensável, para estimular a criança a querer aprender.

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    1. Ótimo posicionamento, Lorena. Pela forma que os pais foram ensinados a ler e escrever, pensam que não faz mal algum "forçar" uma criança de 3-4 anos a começar a ler, pontilhar, escrever... Sendo que não existe nada melhor do que aprender com o incentivo certo, ao invés de ter que passar por uma etapa, que pode ser traumática para a criança, por causa de uma competição que não tem lógica alguma.

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  9. Não podemos deixar de falar de Emília Ferreiro,psicolinguista argentina,segundo ela a compreensão da função social da escrita deve ser estimulada com o uso textos de atualidades ,livros ,historias,jornais ,revistas,as cartilhas ao contrário,oferecem um universo artificial e desinteressante.Em compensação numa proposta construtivista de ensino , a sala de aula se transforma totalmente ,criando se o que se chama de ambiente alfabetizador.

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  10. Não podemos deixar de falar de Emília Ferreiro, psicolinguista argentina,segundo ela a compreensão da função social da escrita deve ser estimulada com o uso textos de atualidades,livros,historias,jornais, revistas,as cartilhas ao contrário,oferecem um universo artificial e desinteressante.Em compensação numa proposta construtivista de ensino,a sala de aula se transforma totalmente ,criando se o que se chama de ambiente alfabetizador.

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  11. Nossa, adorei! Deixou bem claro o pq das pessoas associarem a alfabetização com o ato de ler e escrever apenas.

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  12. Os comentários são enriquecedores. Já estou procurando Emília Ferreira.

    Obrigada pela dica!

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  13. como um todo, sou grande fã da inclusão com o lúdico, ao meu ver és primordial nas aprendizagens.E na alfabetização o clima "Exala" brincadeiras quase em tudo é uma área rica em criatividades e inovações para enriquecer cada vez mais o nosso "Aprender de todos os dias"com muita alegria e socialização que de praxe conta muito na vivência do aprendizado entre os professores e alunos!

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