PEDAGOGIA, TERCEIRO PERÍODO – MANHÃ
DISCIPLINA: Língua, Linguagem e Alfabetização
ALUNO(AS): Fabiane Cristine Romeu De Oliveira, Heloíza Corrêa, Leia Falcao Prisidio, Michael Gomes, Vanessa Pereira Chagas
Conceito
de Alfabetização:
A
alfabetização é um processo social, psicológico, cognitivo e linguístico, na
qual se dá através das propostas de metodologias, ou seja, estratégias,
maneiras e atividades que são realizadas, sendo que, elas sempre precisam estar
voltada para a ludicidade das crianças.
Ótimo posicionamento do grupo. Usar métodos ou estratégias nesse processo de aprendizado no modo lúdico, estimula crianças desenvolver sua criatividade, desperta o desejo do saber e a vontade de participar.
ResponderExcluirExatamente,eu também concordo pois a melhor maneira de ensinar uma criança é conquistando ela,e também atrair a ludicidade e mostrar a ela a grande importância da alfabetização na vida dela para que ela possa caminhar na direção certa.
ResponderExcluirGostei muito da postagem.
ResponderExcluirA língua é realmente o reflexo das relações sociais, por isso, há de se buscar coerências entre a concepção de linguagem e o mundo.
Concordo com o posicionamento do grupo, realmente todas as atividades que trabalham alfabetizar criança, precisar estar voltada para a ludicidade da criança.
ResponderExcluirÓtima definição. A melhor forma de trabalhar com as crianças é usando o lúdico. Ainda mais na alfabetização que é uma fase tão importante para elas.
ResponderExcluirNao podemos alfabetizar crianças de forma mecânica, temos que usar o qie elas tem de mais valioso a ludicidade delas. Torna as atividades propostas a elas de forma prazerosa, para desenvolverem com prazer e aprenderem.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo que as aulas sempre precisam estar voltada para a ludicidade .
ResponderExcluirPor meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade
e a criança desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista.
Quando percebe que existe uma atividade dinâmica e lúdica, a brincadeira passa a ser interessante.
Alfabetização tem que estar ligada com atividades lúdicas para criança pode se sentir mais a vontade pra aprender.
ResponderExcluirConcordo em que as aulas precisam estar voltadas para a ludicidade. Buscando assim, estimular a criança, a despertar a sua imaginação e criatividade. Onde a mesma, pode aprender brincando, tornando assim um modo mais prazeroso para a ela.
ResponderExcluirAlguns educadores receiam a antecipação de práticas pedagógicas tradicionais do Ensino Fundamental antes dos 6 anos (exercícios de prontidão, cópia e memorização) e a perda do lúdico. Como se a escrita entrasse por uma porta e as atividades com outras linguagens (música, brincadeira, desenho etc.) saíssem por outra.
ResponderExcluirAcho muito válido termos a facilidade para trabalhar a ludicidade, assim o processo de aprendizagem se torna mais divertido para os alunos e para nós também!
ResponderExcluirPodemos utilizar a ludicidade e para tornarem as aulas mais prazerosas e assim promover um fácil entendimento para os alunos.
ResponderExcluirÓtima definição. Quando se envolve a ludicidade, fica realmente mais fácil para a criança aprender, pois assim ela se envolve mais nas atividades e em todo o processo envolvido.
ResponderExcluirMuito boa definição, concordo que as atividades propostas precisam estar voltadas para o lúdico.
ResponderExcluirCom certeza. A ludicidade trás a vontade de aprender. Principalmente com as crianças, temos que fazer atividades que chamem a sua atenção. Com muitas cores, formas, e alegria.
ResponderExcluirQue todo professor tenha isso muito forte em mente na hora de alfabetizar nossas crianças, afinal é de extrema importância manter o lúdico nessa etapa da vida.
ResponderExcluirExcelente! De forma sucinta e explicativa o grupo amarrou o tema é conseguiu explicar o que foi solicitado.
ResponderExcluir