quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

PEDAGOGIA, TERCEIRO PERÍODO – MANHÃ
DISCIPLINA: Língua, Linguagem e Alfabetização
ALUNO(AS): Fabiane Cristine Romeu De Oliveira, Heloíza Corrêa, Leia Falcao Prisidio, Michael Gomes, Vanessa Pereira Chagas


Conceito de Alfabetização:

A alfabetização é um processo social, psicológico, cognitivo e linguístico, na qual se dá através das propostas de metodologias, ou seja, estratégias, maneiras e atividades que são realizadas, sendo que, elas sempre precisam estar voltada para a ludicidade das crianças.



18 comentários:

  1. Ótimo posicionamento do grupo. Usar métodos ou estratégias nesse processo de aprendizado no modo lúdico, estimula crianças desenvolver sua criatividade, desperta o desejo do saber e a vontade de participar.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente,eu também concordo pois a melhor maneira de ensinar uma criança é conquistando ela,e também atrair a ludicidade e mostrar a ela a grande importância da alfabetização na vida dela para que ela possa caminhar na direção certa.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da postagem.
    A língua é realmente o reflexo das relações sociais, por isso, há de se buscar coerências entre a concepção de linguagem e o mundo.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o posicionamento do grupo, realmente todas as atividades que trabalham alfabetizar criança, precisar estar voltada para a ludicidade da criança.

    ResponderExcluir
  5. Ótima definição. A melhor forma de trabalhar com as crianças é usando o lúdico. Ainda mais na alfabetização que é uma fase tão importante para elas.

    ResponderExcluir
  6. Nao podemos alfabetizar crianças de forma mecânica, temos que usar o qie elas tem de mais valioso a ludicidade delas. Torna as atividades propostas a elas de forma prazerosa, para desenvolverem com prazer e aprenderem.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Concordo que as aulas sempre precisam estar voltada para a ludicidade .
    Por meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade
    e a criança desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista.
    Quando percebe que existe uma atividade dinâmica e lúdica, a brincadeira passa a ser interessante.

    ResponderExcluir
  9. Alfabetização tem que estar ligada com atividades lúdicas para criança pode se sentir mais a vontade pra aprender.

    ResponderExcluir
  10. Concordo em que as aulas precisam estar voltadas para a ludicidade. Buscando assim, estimular a criança, a despertar a sua imaginação e criatividade. Onde a mesma, pode aprender brincando, tornando assim um modo mais prazeroso para a ela.

    ResponderExcluir
  11. Alguns educadores receiam a antecipação de práticas pedagógicas tradicionais do Ensino Fundamental antes dos 6 anos (exercícios de prontidão, cópia e memorização) e a perda do lúdico. Como se a escrita entrasse por uma porta e as atividades com outras linguagens (música, brincadeira, desenho etc.) saíssem por outra.

    ResponderExcluir
  12. Acho muito válido termos a facilidade para trabalhar a ludicidade, assim o processo de aprendizagem se torna mais divertido para os alunos e para nós também!

    ResponderExcluir
  13. Podemos utilizar a ludicidade e para tornarem as aulas mais prazerosas e assim promover um fácil entendimento para os alunos.

    ResponderExcluir
  14. Ótima definição. Quando se envolve a ludicidade, fica realmente mais fácil para a criança aprender, pois assim ela se envolve mais nas atividades e em todo o processo envolvido.

    ResponderExcluir
  15. Muito boa definição, concordo que as atividades propostas precisam estar voltadas para o lúdico.

    ResponderExcluir
  16. Com certeza. A ludicidade trás a vontade de aprender. Principalmente com as crianças, temos que fazer atividades que chamem a sua atenção. Com muitas cores, formas, e alegria.

    ResponderExcluir
  17. Que todo professor tenha isso muito forte em mente na hora de alfabetizar nossas crianças, afinal é de extrema importância manter o lúdico nessa etapa da vida.

    ResponderExcluir
  18. Excelente! De forma sucinta e explicativa o grupo amarrou o tema é conseguiu explicar o que foi solicitado.

    ResponderExcluir