terça-feira, 7 de março de 2017

Língua, linguagem e alfabetização
Prof°: Valéria Monção
Alunas: Damaris Figueiredo, Luiza Silva de Oliveira e Thais Irene.


Proposta de alfabetização utilizando o Método Paulo Freire.
O método visa a alfabetização das crianças ou de jovens e adultos utilizando a palavração, ou seja, palavras do cotidiano dessas pessoas, tornando o aprendizado algo mais prazeroso e real para o alfabetizando.
Proposta:
Brincadeira: Amarelinha.
Palavra-chave: Céu.
Com o objetivo de introduzir a escrita e a conexão do alfabetizando com as letras do alfabeto, a nossa proposta consiste em iniciar a aula com uma brincadeira bem comum entre as crianças, a amarelinha.
Para isso é necessário desenhar a amarelinha no chão e escrever ao final dela a palavra “céu”.

Após a brincadeira a ideia é fazer uma roda de conversa com as crianças, fazendo perguntas sobre o que tinha na amarelinha, sobre as letras da palavra escrita e inserindo o conteúdo da aula, a família silábica CE e CI, tendo assim já trabalhado o CA, CO e CU, também dando como exemplo outras palavras que contenham essas mesmas sílabas, por exemplo, cenoura, cigarra, cebola e incentivá-los a encontrar na turma alguém que tenha o nome com as sílabas trabalhadas na aula, assim mostrando a semelhança com o conteúdo inserido e fazendo a interação entre eles.

11 comentários:

  1. Uma excelente atividade para trabalhar em aula. Em geral sabemos que jogos e brincadeiras aplicadas em forma de dinâmica produzem um efeito muito positivo, os alunos prestam mais atenção e participam estimulando a criatividade.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ótima atividade apresentada pelo grupo!
    Sabemos que a brincadeira leva a criança a instigar a sua imaginação. Sendo assim, tornando a aprendizagem mais prazerosa.

    ResponderExcluir
  4. Ótima abordagem! Sabemos que, com o lúdico a criança aprende mais, e neste assunto a proposta não é diferente.
    Um método de alfabetização com a amarelinha, bem bolado pelo grupo!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a proposta da Amarelinha! Uma forma muito divertida de se aprender além de estimular a motricidade! Adorei!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia do grupo. Aprender brincando é a melhor forma, ainda mais utilizando uma brincadeira que as crianças já conhecem e adoram, facilitando o aprendizado de forma bem lúdica

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ótima idéia, e com um jogo muito conhecido, bem colorido e dinâmico que da para se explorar de várias formas.

    ResponderExcluir
  9. Bem dinâmica e lúdica a forma de abordagem do grupo. Introduzindo a teoria de Paulo Freire que visa utilizar palavras do cotidiano para auxiliar no processo de alfabetização. Que criança não terá prazer em brincar de amarelinha? Sem nem perceberem, o processo flui.

    ResponderExcluir
  10. Essa atividade é um excelente estímulo para o desenvolvimento da imaginação, além de trabalhar
    a coordenação motora e a contagem numérica ainda favorece a interação .

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, uma atividade bem dinâmica e divertida. Faz a aprendizagem ser prazerosa!

    ResponderExcluir