Língua, linguagem e alfabetização
Prof°: Valéria Monção
Alunas: Damaris
Figueiredo, Luiza Silva de Oliveira e Thais Irene.
Proposta de alfabetização utilizando o Método Paulo Freire.
O método visa a alfabetização das
crianças ou de jovens e adultos utilizando a palavração, ou seja, palavras do
cotidiano dessas pessoas, tornando o aprendizado algo mais prazeroso e real
para o alfabetizando.
Proposta:
Brincadeira: Amarelinha.
Palavra-chave: Céu.
Com o objetivo de introduzir a
escrita e a conexão do alfabetizando com as letras do alfabeto, a nossa proposta
consiste em iniciar a aula com uma brincadeira bem comum entre as crianças, a
amarelinha.
Para isso é necessário desenhar a
amarelinha no chão e escrever ao final dela a palavra “céu”.
Após a brincadeira a ideia é
fazer uma roda de conversa com as crianças, fazendo perguntas sobre o que tinha
na amarelinha, sobre as letras da palavra escrita e inserindo o conteúdo da
aula, a família silábica CE e CI, tendo assim já trabalhado o CA, CO e CU,
também dando como exemplo outras palavras que contenham essas mesmas sílabas,
por exemplo, cenoura, cigarra, cebola e incentivá-los a encontrar na turma
alguém que tenha o nome com as sílabas trabalhadas na aula, assim mostrando a semelhança
com o conteúdo inserido e fazendo a interação entre eles.
Uma excelente atividade para trabalhar em aula. Em geral sabemos que jogos e brincadeiras aplicadas em forma de dinâmica produzem um efeito muito positivo, os alunos prestam mais atenção e participam estimulando a criatividade.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÓtima atividade apresentada pelo grupo!
ResponderExcluirSabemos que a brincadeira leva a criança a instigar a sua imaginação. Sendo assim, tornando a aprendizagem mais prazerosa.
Ótima abordagem! Sabemos que, com o lúdico a criança aprende mais, e neste assunto a proposta não é diferente.
ResponderExcluirUm método de alfabetização com a amarelinha, bem bolado pelo grupo!
Adorei a proposta da Amarelinha! Uma forma muito divertida de se aprender além de estimular a motricidade! Adorei!
ResponderExcluirAdorei a ideia do grupo. Aprender brincando é a melhor forma, ainda mais utilizando uma brincadeira que as crianças já conhecem e adoram, facilitando o aprendizado de forma bem lúdica
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÓtima idéia, e com um jogo muito conhecido, bem colorido e dinâmico que da para se explorar de várias formas.
ResponderExcluirBem dinâmica e lúdica a forma de abordagem do grupo. Introduzindo a teoria de Paulo Freire que visa utilizar palavras do cotidiano para auxiliar no processo de alfabetização. Que criança não terá prazer em brincar de amarelinha? Sem nem perceberem, o processo flui.
ResponderExcluirEssa atividade é um excelente estímulo para o desenvolvimento da imaginação, além de trabalhar
ResponderExcluira coordenação motora e a contagem numérica ainda favorece a interação .
Muito bom, uma atividade bem dinâmica e divertida. Faz a aprendizagem ser prazerosa!
ResponderExcluir