terça-feira, 7 de março de 2017




 Tema gerador: GATO




1. Quem sabe o que é um gato ou conhece um gato?

2. Significado da palavra GATO.

3. Desenhe o que possa representar um GATO para você.

4. Música educativa. ( https://www.youtube.com/watch?v=0hhz7KSEIAE )

5. Apresentação das famílias .

Esta palavra será pronunciada para mostrar aos alunos que ela pode ser dividida em pedaços. Pronunciaremos as famílias silábicas que podem ser obtidas (GA,GO, GU) e (TA,TE,TI,TO,TU). 

Ex: Família silábica do GA,GO, GU

GATO
GOTA
GUTO

Família Silábica TA,TE,TI, TO, TU

TATU
TELEFONE
TIGRE
TOMATE
TUBARÃO



Compreendemos como um método de alfabetização construído juntamente com o aluno, depois de contextualizar a sua história de vida. Ele educa enquanto se constrói e, portanto é um processo de prática da educação popular.
É possível trabalhar a alfabetização de crianças num estreito diálogo com as concepções de Paulo Freire. Segundo as teorias de Freire em sala de aula requer entre vários pontos, principalmente uma postura de um professor que reflita constantemente sua prática, que veja a criança não como um vazio a ser preenchido, mas como ser atuante que precisa problematizar a realidade e a si mesmo.



Disciplina: Língua, Linguagem e Alfabetização. 
Alunas: Carolina Pereira, Layane Oliveira, Lorena Zúñiga.




14 comentários:

  1. O grupo abordou bem o tema gerador, trazer pra os alunos métodos simples e objetivos facilitar na hora da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a atividade do grupo, trabalhando cada família assim, pois é aos poucos que eles vão aprendendo de forma lúdica e construtiva.

    ResponderExcluir
  3. Ótima ideia do grupo mostrando uma forma mais prática e simples, facilitando a aprendizagem!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ótima essa concepção! Um jeito de alfabetizar em sala de aula e fora dela fazendo com que a família participe, assim que se deve proceder. A criança tem mais gosto e vontade de aprender.

    ResponderExcluir
  6. Ótima colocação do grupo, trabalhar de forma lúdica com as crianças é melhor forma. Assim eles aprendem de uma forma prazerosa

    ResponderExcluir
  7. Ótima atividade proposta pelo grupo, bem interessante, a alfabetização de forma lúdica é a melhor maneira para a criança aprender, brincar e interagir uma com as outras.

    ResponderExcluir
  8. Atividade muito boa. Lúdica, com imaginação. E a música que facilita muito o aprendizado pois chama a atenção das crianças.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a parte do texto q explica que o método de ensino educa enquanto constrói, nos faz refletir sobre as responsabilidades envolvidas em nosso trabalho como educadores.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a proposta do grupo. A alfabetização precisa ser ludica apara que disperte o interesse nos alunos e a vontade de querer sempre mais.

    ResponderExcluir
  11. Diversificado ficou uma gracinha o gatinho hihihi ...Muito bom meninas

    ResponderExcluir
  12. Alfabetização com bichos aí e garantir magia as crianças amam por demais.

    ResponderExcluir
  13. Alfabetização com bichos aí e garantir magia as crianças amam por demais.

    ResponderExcluir