quarta-feira, 15 de março de 2017

Analisando Cartilhas


Afinal de contas, o que são cartilhas? 

Imagem relacionada
                                                          "Cartilha da Infância" de 1966


Cartilhas são livros didáticos que são utilizados no processo de alfabetização das crianças. Conforme os anos se passaram, as cartilhas ganharam novas formas, desenhos e estruturas sendo reeditadas até os dias de hoje. 


Nosso trabalho da semana consistiu em analisar uma cartilha trazida para sala de aula a fim de que respondêssemos algumas questões. A professora apresentou para nós os Métodos de Alfabetização e, baseado deles, identificaríamos em qual método a cartilha se encaixava.


Cartilha "Viva Vida" de Angiolina D. Bragança e Isabella P. de Melo Carpaneda



1- Nome da Cartilha:

Viva Vida 

2- Autor:

Angiolina D. Bragança e Isabella P. de Melo Carpaneda.

3- Tipo de método:

A cartilha analisada possui vários métodos de alfabetização, porém o predominante é o método sintético alfabético. 

4- Explique este método: 

O método sintético alfabético trabalha as letras. Neste modelo o alfabetizador apresenta letra a letra, geralmente associando a uma imagem. Por exemplo:
Logo após, apresentar o som fonético e por fim descurtinar a silabação.

5- O que você faria se tivesse que alfabetizar com essa cartilha?

O mais interessante é que na própria cartilha as autoras sugerem músicas que auxiliem as crianças no seu aprendizado, o tornando mais lúdico e divertido. Além de músicas, podemos trabalhar com diferentes segmentos como teatro,dança e fantoches. O que mais torna o conhecimento rico é o quão prazeroso é o caminho em busca do saber. Todos precisam ser alfabetizados para que haja maior socialização entre os sujeitos, porém há maneiras de as crianças passarem por esse processo sem lhe custar a diversão. Ensinar a ler e escrever de maneira monótona e obrigatória onde o "cobrir, cobrir, copiar, copiar!" é o que realmente vai fazer a criança aprender tira o brilho e a curiosidade de descobrir o novo. Propomos sempre trazer o lúdico aliado ao conhecimento geral e que a criatividade do professor ao ensinar seja maior e conquiste os meninos a ponto de nunca esquecerem, não só o ABC, mas a forma como ele o conheceu. 

2 comentários:

  1. Não só explicaram a metodologia, como também o motivo pelo qual ela é proposta. Perfeita argumentação, parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, o grupo apresentou o método sintético alfabético de forma clara e objetiva.

    ResponderExcluir