terça-feira, 7 de março de 2017

ALUNO(AS): FABIANE ROMEU DE OLIVEIRA; HELOÍZA CORRÊA; LÉIA FALCÃO; MICHAEL GOMES; VANESSA PEREIRA CHAGAS


Método Paulo Freire: Alfabetização pela conscientização

Educação Infantil


PALAVRA GERADORA: NATUREZA

 1º ETAPA: INVESTIGAÇÃO

Uma roda de conversa com os alunos sobre a natureza.
• Quem sabe o que é natureza?
• Vocês sabem o que podemos encontrar na natureza?
• Na sua casa tem algum jardim ou vasos de plantas?
• Na sua rua tem árvores nas calçadas?
• Você já plantou alguma sementinha?
• Você tem animais na sua casa? Quais?

                                     2º ETAPA: TEMATIZAÇÃO

Vamos ouvir uma história

A FILHA DA ÁRVORE
          No alto de uma colina erguia-se um castanheiro.
Faziam-lhe companhia os animaizinhos da floresta e, em baixo, a cidade enviava para o céu nuvens de fumo azulado.
Porém, nas noites de Verão, quando a mãe arganaz embalava na cauda um dos seus filhotes, a árvore era invadida por uma grande tristeza.
“Só eu é que não tenho meninos para acarinhar”, pensava ela.
E pensou nisso com tanta força que, uma bela manhã, um dos seus ouriços desprendeu-se bruscamente.
Caiu, rolou e abriu-se.
Era uma menina.
Bem, estava um bocadinho pálida.
 “Mas o sol há-de dar-lhe uma linda cor!”, disse a árvore, que até brilhava de contente. Passou a chamar-se Florina.
A árvore fez-lhe um bercinho minúsculo de ervas e sentiu-se muito feliz.
Mas nem sempre era fácil.
Florina queria ser campeã de piruetas.
— Tem cuidado, meu rebentinho querido! – dizia, preocupada.
Florina brincava ao bichinho da fruta.
— Come tudo como deve ser!
E também fazia o pino.
— Tu pões-me a cabeça à roda! Cansa, ser pai!
Mas afinal até se davam bem. Às primeiras neves, todos os bichinhos prepararam um ninho fofinho para passarem o Inverno. Cada um escavou um buraco à sua medida no meio do feno e a árvore bocejou (...)

                                       3º ETAPA: PROBLEMATIZAÇÃO

Apresentar uma atividade lúdica que instigue a criança a falar sobre as diversas árvores que existem na natureza.

USE AS MÃOS E A IMAGINAÇÃO

Conclusão do grupo
            Concluímos que ao trabalhar com o método de Paulo Freire, podemos desafiar e inspirar nossos alunos de forma lúdica e prazerosa, sempre voltada para realidade deles.

" SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA, QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO."


PAULO FREIRE

REFERÊNCIAS

http://br.stockfresh.com/image/5435364/road-to-a-city
http://wwwmarcelacristina.blogspot.com.br/2014/01/plano-de-aula-alfabetizacao-palavra.html
https://contadoresdestorias.wordpress.com/2007/05/16/a-filha-da-arvore/
http://www.scrapsdinamicos.com.br/frases/frases-de-paulo-freire

10 comentários:

  1. Ótima a colocação do grupo.
    Trabalhar com as crianças com a natureza estimula a curiosidade,imaginação e criatividade. Podendo assim, às conscientizar para a preservação da natureza.

    ResponderExcluir
  2. De forma lúdica e instigando a curiosidade da criança! Eis uma deliciosa forma de trabalhar a alfabetização infantil!

    ResponderExcluir
  3. Aprender brincando é a melhor e a mais prazerosa forma de ensinar. Adorei a ideia do grupo!

    ResponderExcluir
  4. oposta do grupo. Trabalhar a natureza é fundamental para que nossas crianças tenham a consciência e junto a atividade proposta desenvolvam melhor seu entendimento sobre o assunto

    ResponderExcluir
  5. Ótima proposta do grupo, além de desenvolver a alfabetização, também se trabalha a consciência da preservação da natureza! Conteúdos como esse, despertam cada vez mais o interesse das crianças para aprender mais.

    ResponderExcluir
  6. Ótima proposta do grupo, além de desenvolver a alfabetização, também se trabalha a consciência da preservação da natureza! Conteúdos como esse, despertam cada vez mais o interesse das crianças para aprender mais.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a proposta de atividade do grupo, alfabetizando e ao mesmo tempo desenvolvendo um ótimo tema, enfatizando a importância da preservação da natureza, através do lúdico, promovendo um maior interesse nas crianças pelo assunto.

    ResponderExcluir
  8. Aprender brincando é a melhor forma de alfabetizar. Melhor ainda é abordar um tema tão importante que é a natureza. Para que nossos pequenos aprendam desde já que é necessário cuidar da natureza.

    ResponderExcluir
  9. Ótima proposta do grupo, além de desenvolver a alfabetização, também se trabalha a consciência da preservação da natureza! Conteúdos como esse, despertam cada vez mais o interesse das crianças para aprender mais.

    ResponderExcluir
  10. O futuro está em nossas mãos e na de nossos pequeninos!!
    E nada melhor que ensina-los de forma lúdica proporcionando momentos de construção, de conhecimento e aprendizagem a importância de conhecer e preservar a natureza

    ResponderExcluir