terça-feira, 7 de março de 2017

Nunca é tarde para aprender!

Bom dia! Hoje, nosso grupo (Bruna, Danielle, Diego, Juliana e Mariana), depois de estudarmos sobre o Método Paulo Freire de Alfabetização para Jovens e Adultos, desenvolvemos um plano de aula o referido método. Através das experiências pessoais de cada aluno e utilizando a conscientização, formamos o seguinte método:
 

                                                         Tema gerador - FAMÍLIA 



Na aula anterior pedir para cada um levar uma fotografia de sua família para apresentar à turma. Através dessa atividade, os alunos poderão falar sobre suas famílias e o que a palavra representa para cada um.

 Posteriormente, trabalhar com a música do cantor Dudu Nobre "A grande Família" tema da referida série da Rede Globo, conhecida nacionalmente. Cantar com os alunos em sala promove uma interação descontraída sem fugir do tema principal da aula.



                               LINK: https://www.youtube.com/watch?v=ZKw-Vy1PZXU



Apresentar a forma escrita da palavra para aos alunos: FAMÍLIA , e logo após apresentar a forma separada da palavra: FA-MÍ-LI-A.

 Depois da apresentação da forma  escrita e da divisão da palavra, separar a turma em cinco grupos, cada um irá representar uma parte da palavra:

1° grupo - FA
2° grupo - MI
3° grupo - LI
4° grupo - A

Eles irão selecionar palavras que fazem parte do cotidiano deles com as silabas que ficaram responsáveis.

Ex:
1° grupo - FA
Os alunos escolhem: faca, fada, farinha, etc...

O professor faz uma separação no quadro e escreve as palavras ditas pelos alunos.
A proposta da atividade é mostrar aos alunos que as sílabas aprendidas em uma palavra são usadas em outras palavras.

Com este trabalho experimentamos um pouco sobre o universo alfabetizador de Paulo Freire.

10 comentários:

  1. Gostei muito da proposta apresentada pelo grupo.

    Trabalhar com a música dentro da sala de aula e um recurso facilitador na hora de ensinar e aprender, além de desenvolve habilidades, define conceitos, conhecimentos e estimula o aluno a observar, questionar, investigar e entender de maneira lógica.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo o argumento do grupo.
    A música dentro da sala de aula, permite com que a criança tenha facilidade de aprender de maneira lúdica, pois convivem com ela desde muito cedo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da estratégia do grupo. Música é algo q desperta o interesse das crianças, tornando assim mais prazerias a atividade proposta.

    ResponderExcluir
  5. ótima ideia do grupo, com o auxílio da música as crianças conseguem aprender melhor de forma prazerosa e agradável. Facilitando assim sua capacidade de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  6. A música além de despertar mais a curiosidade sobre o novo conhecimento torna a aula mais prazerosa, facilitando a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! A música disperta a curiosidade e a atenção das crianças.

    ResponderExcluir
  9. Muito criativo todo conteúdo!O que aumenta a chance de aprender e facilita a compreensão.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, uma atividade bem dinâmica e divertida. Faz a aprendizagem ser prazerosa!

    ResponderExcluir