quarta-feira, 12 de abril de 2017

PLANO DE AULA P/ TURMA DE EJA - BASEADO NA METODOLOGIA PAULO FREIRE


Resultado de imagem para unigranrio logo
Curso: Pedagogia - 3ª período
Alunas: Nandhara Vargas    
             Mariana Helena     
             Aline Guedes      
             Luana Roberta    
             Juliana da Silveira
             Rayane de Sá

Professora: Sônia
Turma proposta: EJA (Educação de Jovens e Adultos), alfabetização.
Tema: Mulher Subtema: O papel da mulher na sociedade.





Plano de aula








Objetivo:  Valorizar a mulher por suas conquistas ao longo dos anos.
Entender a figura da Mulher na sociedade.
Refletir sobre o que ainda falta para a mulher alcançar igualdade na sociedade.

Objetivo Geral: Estudar os direitos e deveres da mulher na sociedade, afim de que se tornem cada vez mais independentes e dispostas a lutarem por igualdade. E a partir de tal assunto trabalhar a alfabetização. A proposta da aula é estudar o LH.

Conteúdo: Família silábica da letra M e LH, através da palavra geradora MULHER.

Desenvolvimento:

1ª momento.
 Iniciar a aula com o vídeo: “ Ai que saudades da Amélia – Nelson Gonçalves “  Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3TigRYxNZMQ

2ª momento.
Iniciar uma pequena discussão a respeito da música, sobre como a mulher era vista antes e nos dias de hoje. Sobre o espaço que as mesmas já conquistaram e ainda falta muito mais a ser conquistado. Iniciando a ideia de homem e mulher, de que eles vivem juntos, mas podem viver separados.

3ª momento.
Explicar aos alunos que do mesmo modo que o LH sobrevivem juntos os mesmos sobrevivem separados, e assim é com a mulher que não depende de ninguém para a sua independência.

4ª momento.
Relembrar aos alunos a letra M e suas famílias silábicas.


Resultado de imagem para familia silabica m

5ª momento.
Iniciar com os alunos a família silábica do LH e aprofundar os exemplos.

LHA     LHE     LHI      LHO     LHU

6ª momento.
Passar aos alunos atividades voltadas para o assunto. Como quebra cabeça, caça palavras e etc.








7ª momento:
Desenvolver com os alunos um trabalho pratico voltado para o Dia das Mulheres, onde cada um confeccionará uma flor com papel color set e palito de picolé, e a dinâmica será a seguinte; Os homens da sala recolheram todas as flores confeccionadas e as distribuíram para as mulheres da sala e também suas mulheres ou filhas (ou qualquer outra mulher importante em casa). Assim, deixando a lição de que não basta tão somente as próprias mulheres se valorizarem e entenderem seus papéis, mas os homens também precisam reconhecer isto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário