segunda-feira, 10 de abril de 2017

PLANO DE AULA - PAULO FREIRE

Olá! Somos as alunas da professora Sônia, turno noite.
Luana de Oliveira
Thaísy Pessoa
Verônica Oliveira

APLICAÇÃO DO PLANO:
TURMA: EJA

  • Etapas do método:
  1. Etapa de Investigação: A turma está localizada na região Nordeste do Brasil, no estado de Piauí. O índice de analfabetismo é o segundo maior do país. Há também outro problema que é o saneamento básico, pois não possuem água encanada, não dispõem de rede de esgoto, não contam com coletas de lixos e a saúde é precária.
  2. Etapa de Tematização: Saúde Pública.
  3. Etapa de Problematização: Abrir espaço para que os alunos apontem situações reais, comprovando o que foi visto no vídeo.

    VÍDEO: youtube.com/watch?v=2bN4E6LYY1Y

Propor uma roda de conversa para discutir sobre as imagens apresentadas:






“ SE A EDUCAÇÃO SOZINHA NÃO PODE TRANSFORMAR A SOCIEDADE, TAMPOUCO SEM ELA A SOCIEDADE MUDA”. PAULO FREIRE.  
  • As fases de aplicação do método:


    1° fase: Texto lido pela professora – Dia Mundial da saúde.
    (Comentar sobre o texto)


2° fase: Escolha da palavra.
 
    VIDA

3° fase: Passar uma reportagem sobre a realidade na qual a turma está inserida, no intuito de conscientizar e arrumar maneiras de solucionar problemas locais, regionais e nacionais.

REPORTAGEM: youtube.com/watch?v=xLrWAesbEOg

4° fase: Criar fichas a partir da palavra escolhida.
Debater sobre as fichas criadas.

(FICHAS)




5° fase: Decompor as palavras e formar as famílias.
 
     


ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:
- CAÇAS PARALVRAS;
- RECORTE E COLAGEM SOBRE O TEMA PROPOSTO;
- ESCREVER AS VOGAIS QUE ESTÃO FALTANDO;




Nenhum comentário:

Postar um comentário