Gabriela Lima 3107224
Tássia Portugues 3107327
Vanessa Estanislau 3107399
Stefany Freitas 3107497
Ana Carla Nobre 2107212
Karen Suelen 3107301
Trabalho elaborado sob
orientação da professora Sonia Maria, para
atender as necessidades de
avaliação trabalho.
Turma: EJA
⦁ Objetivo geral:
Alfabetizar e proporcionar conhecimento interdisciplinar no âmbito da iniciação do processo de alfabetização e letramento, apresentando a turma, as letras e os seus aspectos visuais e sonoros, estimulando a associação entre o significado e o sentido. Tendo como tema gerador a palavra "VIDA", no qual pretendemos aborda a reflexão de vivências assim apoderando-se da contextualização.
⦁ Objetivo Específico:
⦁ Promover o auto conhecimento e o entendimento sobre o tema;
⦁ Debater sobre o sentido da vida em relação a cultura, a tradições e costumes ;
⦁ Auxiliar na indissosiação da leitura, escrita, oralidade e raciocínio;
⦁ Desenvolver as habilidades cognitivas de interpretação e formação de conceito.
⦁ Desenvolvimento
1 - Passo
A aula será iniciada após o uso de imagens de diferentes pessoas que vivem em diversas realidades de vida. A partir daí, surgirá um debate em sala, onde os alunos serão conduzidos através de conversa com a professora e os colegas, a identificarem a palavra chave “VIDA” como tema central da nossa aula.
2 - Passo
Depois de realizado o debate, os alunos serão divididos em grupos, onde pesquisarão em revistas e jornais, as realidades de vida diferentes que conseguiram identificar após a nossa conversa, formando assim diversos cartazes em sala.
3 - Passo
Identificaremos a palavra “VIDA” e a família silábica de cada consoante, formando assim novas palavras.
Iniciando da sílaba “VI”, onde a professora apresentará a junção da letra com a consoante no quadro. Nós, nos atentaremos ao método de Paulo freire na proposta de estudar a realidade que é a fala do educando, e a organização do dado que é a fala do educador. Nesse processo surge os Temas Geradores, extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Os conteúdos de ensino são resultados de uma metodologia dialógica. Cada pessoa, cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio, ainda que de forma rudimentar, dos conteúdos necessários dos quais se parte. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida. A transmissão de conteúdos estruturados fora do contexto social do educando é considerada “invasão cultural” ou “depósito de informações” porque não emerge do saber popular.
Atividades
A) Nos jornais e revista disponibilizado a eles, recortarão imagens que comecem com essas silabas.
Exemplo:
Vi Va Ve Vo Vu
Vi Vaca Vela Vovó Vulcão
Logo após
Trabalharemos da mesma forma a família silábica do "DA", dando um espaço no quadro e colocando ao lado a família do "DA" colocando ao lado das sibilas que começam com "V" no quadro.
Da De Di Do Du
B) Seguirão com a mesma tarefa: Recortar de jornais e revistas palavras que fazem parte desta família
Da - Dádiva
De - Dever
De -Dengue
Di - Dinheiro
Di - Dívida
Do - Dor
Du - Dúvida
C) Depois de terem sido feitas as atividades, os alunos terão que montar uma frase com as figuras e palavras que foram retiradas de jornais e revistas.
Exemplo: “A VIDA É UMA DÁDIVA”
O término da aula se dará ao ouvir a música: “Pais e filhos” – Legião urbana https://www.youtube.com/watch?v=tv-MMDWqaa4, onde reforçaremos com nossos alunos o verdadeiro sentido da VIDA, não importando-se com a sua classe social vivida no momento. “É PRECISO AMAR AS PESSOAS” independente do meio em que está inserido.
Anexo das figuras que iniciarão a aula:
Nenhum comentário:
Postar um comentário